Gostaria de frisar algumas informações pertinentes ao funcionamento do servidor de hospedagem. O servidor é compartilhado com vários profissionais liberais e empresas, chamados de revendas. Fica nos Estados Unidos e esse compartilhamento é feito também na forma de pagamento do serviço.
Assim sendo, proporcionalmente, cada revendedor paga pelo que usar. Ou seja, se meus sites e de meus clientes fizerem uso de 30% do serviço,eu arco com 30% do custo de contratação do servidor.
E como isso funciona?
Sob minha responsabilidade ficam os sites que tenho contrato e a cada período contratado eu configuro o prazo que o site fique no ar. Com isso, assumo a despesa desse prazo. Ou seja, quando eu libero o site pra funcionar, estou descontando de meus créditos no consórcio para que o site fique no ar.
Às vezes, chego a liberar prazo antes de receber os créditos dos clientes para que o site não saia do ar e aguardo um certo tempo para que o cliente me pague e eu possa repor os créditos antecipados ao consórcio. O que vem ocorrendo com uma frequência alta é que clientes estão atrasando os pagamentos de seus contratos e venho reduzindo o nível de créditos de minha parcela no servidor.
Dessa forma, estou deixando de liberar créditos antecipados e somente aqueles clientes que estiverem em dia terão seus sites preservados e mantidos ‘on-line’. Aos que costumam atrasar os pagamentos, estarei informando com 5 dias de antecedência da queda do site para que as providências sejam tomadas. Caso não receba a informação do crédito em minha conta, não informarei renovações de períodos de serviço no servidor e o site vai cair automaticamente na data de vencimento do período.
Aos clientes ‘em dia’, informo que nada mudou. Estou apenas evitando que clientes em dia com seus compromissos tenham seus serviços afetados pelos clientes que não estão cumprindo com suas obrigações com o servidor.